Rayovac | Guia para escolher sua lanterna
Lanternas

Guia para escolher sua lanterna

Ser pego desprevenido em uma emergência pode ser bem desagradável. Às vezes, uma simples lanterna em sua bolsa, no seu carro ou em sua casa, pode fazer toda a diferença. É muito importante ter à disposição a melhor lanterna possível para cada necessidade.

Para escolher a lanterna adequada, primeiro é preciso saber em que ambiente ela será usada:

– Interiores. É sempre bom ter uma lanterna na bolsa, no carro, na gaveta de casa e do escritório para evitar momentos de escuridão indesejada. Nesses casos, prefira as opções pequenas e leves. As recarregáveis são mais recomendadas para o uso em casa e no escritório, e as opções a pilha são mais adequadas para o uso na bolsa e no carro.

– Ar livre. Se a sua ideia é acampar, praticar trilha noturna ou fazer qualquer atividade em ambientes abertos com pouca iluminação (como mata fechada, fazendas, sítios), aposte nas lanternas a pilha e com iluminação de longo alcance. Algumas modalidades de esporte exigem modelos específicos – como as lanternas de cabeça para escalada e caminhada ou lanterna indestrutível para situações em que ela possa cair ou molhar.

– Profissional. Aqui a palavra-chave é durabilidade. Ela pode ser no estilo holofote (iluminação de facho aberto) ou focal de longo alcance. Às vezes é preciso manter as mãos livres e, nesses casos, a lanterna de cabeça é a melhor opção.

É bom lembrar que, tanto ao ar livre quanto em uso profissional, é ideal entender o tempo de uso e a disponibilidade de energia elétrica por perto. Assim, é possível escolher entre um modelo com pilhas ou recarregável. Não esqueça de levar pilhas extras.