Rayovac | Como escolher uma lâmpada?
Lâmpadas

Como escolher uma lâmpada?

São muitas as variáveis na hora de escolher a lâmpada adequada para cada ambiente. Afinal, existem diferentes opções de modelos, tecnologia, potência e consumo de energia. Mas por onde começar? Com as novas tecnologias de LED e CFL (Fluorescentes Compactas) a escolha deve ser feita também pelo fluxo luminoso (lumens) além da potência (Watts ou W).

Fluxo Luminoso é a quantidade de luz emitida em todas as direções por uma lâmpada e, sua unidade de medida é o lúmen (lm), que é exatamente o que você encontra na embalagem da lâmpada.

Quanto maior a quantidade de fluxo luminoso (lm) e menor a potência (Watts ou W), maior a eficiência luminosa (lm/W).

 

Tecnologias

As novas tecnologias LED e CFL são mais eficientes, ou seja, entregam quantidade de lúmens similar as lâmpadas de tecnologias antigas, com menor potência. Assim, são econômicas e sustentáveis. Dessa forma, quanto menor a potência com a mesma quantidade de lúmens, mais econômica é a lâmpada.

Uma lâmpada fluorescente de 15W, por exemplo, garante o mesmo resultado de uma lâmpada incandescente de 60W, porém poupando 80% de energia – ou seja, diminuindo sua conta de luz. Já a LED economiza até 85% e cumpre a mesma tarefa com uma lâmpada de 8W. As duas tecnologias são as opções mais econômicas do mercado.

A principal diferença entre as lâmpadas de LED e CFL é a durabilidade. Enquanto uma lâmpada eletrônica dura em média 6 anos*, as lâmpadas de LEDs duram até 22 anos*.

Assim, são mais sustentáveis porque demoram mais para serem descartadas no meio ambiente. Além disso, as LEDs não têm metais que poluem o meio ambiente em seu descarte. Não emitem raios ultravioleta e infravermelho e, não aquecem o ambiente.

Elas tem acendimento instantâneo e são mais apropriadas para ambientes com vibração e impacto.

* Duração e potência referem-se aos produtos Rayovac. Duração com uso de 3 horas por dia.